Os exercicios postados aqui, são para reforço do aprendizado em sala de aula. O aluno deve resolve-los e apresentar as soluções ao professor no colegio.

domingo, 18 de abril de 2010

Exercicios(2) - Fisica I

Exercícios MUV

1. (PUC-RS) A aceleração de um móvel informa a maneira como a velocidade varia. Dizer que a aceleração escalar de um móvel é de 2 m/s2 significa que:
a) o móvel percorre 2 m em cada segundo.
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior.
c) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo.
d) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m em cada segundo.
e) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo ao quadrado.

2. Um caminhão com velocidade escalar de 36 km/h é freado e pára em 10 s. Qual o módulo da aceleração escalar média do caminhão durante a freada?
a) 0,5 m/s2.
b) 1,0 m/s2.
c) 1,5 m/s2.
d) 3,6 m/s2.
e) 7,2 m/s2.

3. (UEAR) Um maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua velocidade escalar de 80 km/h para 60 km/h, no intervalo de 1 min. Neste intervalo, a aceleração escalar do trem foi de:
a) 20 km/h2.
b) -20 km/h2.
c) -0,3 km/h2.
d) 1,2.103 km/h2.
e) -1,2.103 km/h2.

4. (Uniube-MG) Dois móveis, A e B, estão em uma trajetória retilínea, sendo a função horária das posições, respectivamente SA = 8 + 3t e SB = 4t2. Se as unidades estão no SI (Sistema Internacional), pode-se concluir que:
a) o móvel A apresenta aceleração escalar de 3 m/s2.
b) o móvel B apresenta aceleração escalar de 8 m/s2.
c) o móvel A apresenta movimento uniformemente acelerado.
d) o móvel B apresenta movimento uniforme.
e) os móveis A e B encontrar-se-ão no instante 5 s.

5. (UEL-PR) A função horária da posição de um móvel que se desloca sobre o eixo do x é, no Sistema Internacional de Unidade, x = -10 + 4t + t2. A função horária da velocidade para o referido movimento é:
a) v = 4 + 2t.
b) v = 4 + t.
c) v = 4 + 0,5t.
d) v = -10 + 4t.
e) v = -10 + 2 t.

6. (Mackenzie-SP) Tássia, estudando o movimento retilíneo uniformemente variado, deseja determinar a posição de um móvel no instante em que ele muda o sentido de seu movimento. Sendo a função horária da posição do móvel dada por x = 2t2 - 12t + 30, onde x é sua posição em metros e t o tempo de movimento em segundos, a posição desejada é:
a) 12 m.
b) 18 m.
c) 20 m.
d) 26 m.
e) 30 m.

7. (UEFS-BA) Um automóvel que parte do repouso e percorre 50 m em 5 segundos, com aceleração constante, ao final do percurso, atingirá velocidade em km/h, igual a:
(01) 36.
(02) 54.
(03) 72.
(04) 90.
(05) 108.

8. (UFMS) Um carro passa por um radar colocado em uma estrada longa e retilínea. O computador ligado ao radar afere que a equação horária obedecida pelo carro é dada por x(t) = 2 + 70t + 3t2, onde x é medido em km e t em horas. Considerando que o carro é equipado com um limitador de velocidade que não permite que ele ultrapasse os 100 km/h e que no instante t = 0 h o carro passa exatamente em frente ao radar, é correto afirmar que:
(01) o radar está a 2 km do início da estrada (km zero).
(02) se a velocidade máxima permitida no trecho for de 60 km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade.
(04) a velocidade do carro aumenta a uma taxa de 6 km/h em cada hora.
(08) após 1 hora o carro passará pela cidade mais próxima do radar, que se encontra a 73 km do mesmo.
(16) após 5 horas o controlador de velocidade será acionado.
Dê como resposta a soma das afirmativas corretas.

9. (UFSCar-SP) Um carro parte do repouso com uma aceleração escalar constante x = 4 m/s2. Sua velocidade média durante os três primeiros segundos será de:
a) 12 km/h.
b) 21,6 km/h.
c) 17,6 km/h.
d) 15,2 km/h.
e) 16 km/h.

10. (UEL-PR) Certo trem começa a ser observado quando sua velocidade é de 30 m/s e ele mantém essa velocidade durante 15 s, logo após, ele freia com aceleração constante de módulo 0,50 m/s2 até parar numa estação. O trem começou a ser observado quando estava distando da estação:
a) 450 m.
b) 900 m.
c) 1350 m.
d) 1850 m.
e) 2250 m.

11. (Mackenzie-SP) No instante em que o móvel P passa pela origem de uma trajetória retilínea com velocidade constante, outro móvel, Q, parte dessa origem do repouso, com movimento uniformemente acelerado, de mesmo sentido do movimento do móvel P, deslocando-se nessa mesma trajetória. Após 8 s, a velocidade escalar desses móveis são iguais e a distância entre eles é 48 m. A aceleração do móvel Q vale:
a) 1,0 m/s2.
b) 1,5 m/s2.
c) 2,0 m/s2.
d) 2,5 m/s2.
e) 3,0 m/s2.

12. (Unisa-SP) Dois móveis, X e Y, deslocam-se numa pista retilínea, lado a lado de acordo com as equações horárias, tomadas em relação a um mesmo referencial:
Sx = 50 + 30t
Sy = 10t2
(S m; t s)
O móvel Y estará 350 m à frente de X no instante:
a) 4 s.
b) 8 s.
c) 12 s.
d) 16 s.
e) 18 s.

13. (UESPI) Uma estrada possui um trecho retilíneo de 2000 m que segue paralelo aos trilhos de uma ferrovia também retilínea naquele ponto. No início do trecho um motorista espera que na outra extremidade da ferrovia, vindo ao seu encontro, apareça um trem de 480 m de comprimento e com velocidade constante e igual, em módulo, a 79,2 km/h para então acelerar o seu veículo com aceleração constante de 2 m/s2. O final do cruzamento dos dois ocorrerá em um tempo de aproximadamente:
a) 20 s.
b) 35 s.
c) 62 s.
d) 28 s.
e) 40 s.

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