Os exercicios postados aqui, são para reforço do aprendizado em sala de aula. O aluno deve resolve-los e apresentar as soluções ao professor no colegio.

domingo, 21 de março de 2010

Exercicios - fisica I - Velocidade Media

1. (UFRJ) A Pangea era um supercontinente que reunia todos os continentes atuais e que, devido a processos geológicos, foi se fragmentando. Supõe-se que há 120 milhões de anos a África e a América do Sul, que faziam parte da Pangea, começaram a se separar e que os locais onde hoje estão as cidades de Buenos Aires e Cidade do Cabo coincidissem. A distância atual entre as duas cidades é de aproximadamente 6.000 km.
Calcule a velocidade escalar média de afastamento entre a África e a América do Sul em centímetros por ano.

2. Um automóvel realizou uma viagem de 300 km, gastando 24 litros de gasolina. A velocidade escalar média desenvolvida pelo automóvel foi de 75 km/h. Qual foi, em mililitros, o consumo de gasolina por minuto?

3. Uma moto precisa realizar uma competição desenvolvendo uma velocidade escalar média de 100 km/h. Na primeira metade a moto desenvolveu uma velocidade escalar média de 75 km/h. Qual deve ser a velocidade escalar média da moto, na segunda metade de seu trajeto, para conseguir seu intento?

4. Dois carros, A e B, partem da cidade de São Paulo, dirigindo-se à cidade de Campinas, com velocidades escalares de 72 km/h e 54 km/h, respectivamente. O carro A para na estrada por 20 minutos e a seguir prossegue viagem com a mesma velocidade. Qual dos carros chega antes em Campinas? A distância entre as duas cidades é de 90 km.

5. (Unicamp-SP) Uma caixa d'água com volume de 150 litros coleta água de chuva à razão de 10 litros por hora.

a) Por quanto tempo deverá chover para encher completamente essa caixa d'água?
b) Admitindo-se que a área da base da caixa é de 0,5 m2, com que velocidade subirá o nível de água na caixa enquanto durar a chuva?

Um comentário: